terça-feira, 22 de janeiro de 2013


VENDO VIVENDO OUVINDO
22 JANEIRO 2013

50ª postagem 

BLOG: "Grupos de Apoio aos Portadores de Deficiência Visual-baixa visão e/ou cegueira-na Cidade de São Paulo".

ITEM:      AUDIODESCRIÇÃO

No dia de Santa Luzia, protetora dos olhos, interessados na técnica de audiodescrição se reuniram na UFJF (Campus). Compareceram 110 interessados de diferentes estados brasileiros. Lembrada como o Dia Nacional do Cego e de Santa Luzia, a data de 13 de dezembro foi escolhida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar início ao 2º Encontro Nacional de Audiodescrição e 3º Encontro de Acessibilidade.


 OBJETIVOS

Discutir o  conceito e as diversas possibilidades de aplicação da audiodescrição,oferecendo aos participantes oportunidades de reflexão e prática para que possam compreender a abrangência,importância e benefícios.o que certamente irá contribuir para a dissiminação e implantação do recurso, em suas regiões.
O Secretario Nacional  de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência,Antonio José Ferreira,frisou a importância da audiodescrição para o acesso de deficientes visuais à comunicação.
O representante da Organização Nacional dos Cegos (ONCB) Clovis Alberto Pereira citou ações que deveriam ser implantadas, no País, para melhorar a acessibilidade como: ampliar  o acesso nas televisões abertas e por assinatura, incluir audiodescrição em escolas públicas e privadas e promover cursos de extensão acadêmica nessa área.
De São Paulo a professora Livia Motta representando os áudio escritores ressaltou que o assunto tem atraído pessoas de diversas áreas; como artes cênicas, dublagem e cinema, além de ter aumentado o número de publicações acadêmicas. "Nossa intenção é regularizar a audiodescrição de forma que as pessoas cegas possam escolher a peça ou o filme, de acordo com o seu gosto pessoal, e não como única opção”, ressaltou a representante.
Também, de São Paulo o  representante do público consumidor Paulo Romeu Filho comentou que há muito por fazer, sobre o tema...lembrou que o Ministério das Comunicações instituiu como obrigatórias duas horas de audiodescrição a cada 168 horas de programação de TV aberta. "Isso é muito pouco, Devemos aumentar a quantidade de horas e a diversidade dos programas, como novelas e shows, não apenas filmes". Prosseguindo, Paulo Romeu Filho cita possíveis soluções para melhorar a educação dos deficientes visuais: aumento do número de professores com conhecimento básico em audiodescrição, formação de profissionais com disposição de trabalhar na área e produção de livros didáticos no formato DAISY (sigla em inglês para Sistema de Informação Acessível Digital).

OLHAR do PÚBLICO

A professora de Educação Física no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão,Ana Maria Lima Cruz apaixonou-se pela audiodescrição. Ela dá aulas para alunos com dificuldade visual e afirma: "O meu grande desafio era transcrever a linguagem corporal em palavras, e a audiodescrição é um recurso que vai me dar suporte para fazer esse trabalho na escola".
A atriz de dublagem Monica Magnani faz audiodescrição de filmes para televisão há cerca de um ano.Ela afirma que, na maioria das vezes, não se tem resposta do deficiente visual quanto ao trabalho realizado.Ela comentou, ainda o processo da produção."Temos que passar a informação da forma mais sucinta possível e só podemos falar nos trechos sem diálogo, de forma a não deixar o áudio poluído, pois também  deve haver um intervalo para se saborear o silêncio".
A deficiente visual Sara Bentes cantou a música "Pra Que", de sua autoria. A letra fala sobre pessoas com a mesma deficiência: "Se quiser me ajudar, pergunte primeiro se eu preciso. E se for me ajudar, pergunte primeiro como”. No final do Evento foi apresentado o filme "COLEGAS”, premiado no Festival de Gramado e produzido por Marçal de Souza. Também deficiente visual. O filme foi disponibilizado em audiodescrição.

FONTE: Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora 

Divulgue- Participe!
Abraço solidário
Aurora

e-mail:aurora.s.celli@gmail









Nenhum comentário:

Postar um comentário